Com pouco tempo para fazer as refeições na correria entre trabalho, estudos, casa, família etc., muitas vezes comemos mais que o necessário. Porém, existe uma diferença entre fome, apetite e saciedade.

A fome é a necessidade fisiológica de comer, nutrir seu organismo.  O apetite é a vontade repentina de comer algo específico. Já a saciedade está relacionada ao momento de parar de comer. Por isso, prestar a atenção durante as refeições é essencial, degustando os alimentos, seus aromas, sabores e texturas e comendo apenas para saciar a fome.

Comece incluindo gorduras boas no seu café da manhã, como côco (lascas ou leite de côco), abacate e oleaginosas, elas vão trazer mais energia. Fibras como aveia, linhaça, chia, psyllium, frutas secas, melhoram o funcionamento intestinal e são ótimas fontes de saciedade.

Imagem relacionada

Nos intervalos das refeições, fique atento para não consumir alimentos somente ricos em carboidratos, como frutas, barrinha de cereais ou pão. Procure associá-los com uma boa fonte de proteína ou gordura, evitando picos de glicemia e mantendo você satisfeito por muito mais tempo.

Um erro bastante comum é focar apenas nas calorias, esquecendo os nutrientes. No entanto, uma célula bem nutrida significa um organismo mais saciado, ou seja, na hora de escolher o seu alimento leve em consideração a sua origem, preferindo àqueles in natura e integrais, aos processados.

Resultado de imagem para farinhas saudaveis

Outro meio de você se sentir saciado por mais tempo é reduzir os refinados do seu cotidiano. Troque farinhas brancas como tapioca, mandioca, polvilho, trigo por farinhas de aveia, amaranto, quinoa, coco ou amêndoas. Também, se habitue a comer devagar, mastigando os alimentos, pois quem mastiga rápido demora para receber os sinais da saciedade no cérebro e acaba comendo muito mais do que precisa.

Uma última dica e que você já deve ter ouvido diversas vezes: beba água! Por incrível que pareça muitas vezes nossa fome é sede. Experimente tomar 1 copo de água antes de pensar em fazer um lanche fora de hora.

Paula Vargas – CRN10 1921
Nutricionista Doll Franquias